sábado, 22 de novembro de 2014

Projeto de caixas acústicas "linha de transmissão"(transmission line)

Certa vez andei lendo sobre um artigo publicado pelo Cláudio César Dias Baptista (CCDB) http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio_C%C3%A9sar_Dias_Baptista sobre umas caixas do Tipo Linha de Transmissão na revista Nova eletrônica, edição 58 de Dezembro de 1981.

Neste artigo ele falava sobre um projeto que ele havia desenvolvido que usava auto-falantes de 8" ,segundo ele um projeto para residências.

Dizia ele que o alto-falante era nacional e que a freqüência de ressonância foi artificialmente abaixada para 36Hz.
A freqüência de resposta da caixa foi cortada para uma faixa útil de 30Hz a 100Hz e produzia graves secos e fortíssimos para um pequeno alto-falante de 8 polegadas. Ele também dizia que valia por dois alto-falantes de 15" dos bons (dá época) colocadas em um bass-reflex, separadas e colocadas à parede planas reproduzindo a mesma faixa.

A ressonância original do falante de 8 polegadas era de 53Hz.
Colocando um pedaço de 70cm de solda para eletrônica, com diâmetro (a solda...) de 1,5mm no cone junto a bobina a ressonância abaixou para 36Hz.

Segue o projeto:
Observem que a caixa acústica na verdade é um duto de ar.
O tamanho total deste duto tem que ter 1/4 do tamanho em relação ao tamanho da onda na frequência de ressonância do alto-falante (FS).

Tamanho da Linha de transmissão (Duto) = Velocidade do som no ar dividida pela freqüência de ressonância do alto-falante, dividida por 4.

Logo: (344/36)/4 = 2,388 metros, no exemplo do projeto da figura acima.

No entanto cada curva que se faz, pode dar uma variada no tamanho do duto, e pode ser necessário considerar uma certa margem. Fala-se que costuma cair 5% no tamanho para cada curva.

Preenchimentos também alteram o tamanho interno do duto. Neste caso fala-se que o preenchimento costuma alterar uns 10 a 15% do tamanho interno do duto, para menos.
Os 30 centímetros finais do duto devem estar livres de preenchimentos.
O preenchimento tem o intuito de deixar a resposta mais plana, sem picos de ressonância.