segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Receptor de rádio, super regenerativo da revista nova eletrônica Nº 47



Rádio receptor super regenerativo, simples assim. Este receptor está completo, e do jeito que ele está configurado, sintoniza 27MHz ( onda de rádio de11 metros a famosa faixa cidadão PX).

Assim como ele é um receptor de rádio, também pode se transformar em um transmissor. Basta aumentar a potência do oscilador mexendo na polarização, simples assim.
O indutor pode ser feito enrolando 3 espiras de fio num transformador de FI Toko para o primário da bobina (acoplamento da antena) e 12 espiras no secundário, com tomada central (estágio do oscilador).
Os transformadores da Toko são encontrados em TVs, videocassete e receptores de FM. Vejam as fotos na internet para identifica-los. Os de outras marcas também servem. Caso não encontrem o transformador de saída de áudio, basta colocar um resistor no lugar e usar um fone em série com um pequeno capacitor. Também poderá usar um amplificador qualquer.
Aqui está o mesmo receptor super regenerativo, mas desta vez configurado como transmissor de rádio. É incrível como este circuito é simples e serve tanto como transmissor, assim como receptor de rádio. Um amigo meu construiu um destes, e conseguiu se comunicar com um colega a uma distancia de 10 Km. 


feito pode ser visto no vídeo no youtube: 



Na imagem abaixo vocês podem ver o circuito configurado como transmissor. Observem o resistor que polariza a base do transistor e o cristal oscilador que fixa a freqüência em 27Mhz.
Trata-se de um circuito modulado em AM. 
Uma única chave muda os contatos elétricos, permitindo configurar o circuito como transmissor ou como receptor. 



Para facilitar o entendimento do circuito, coloquei aqui o receptor de rádio super regenerativo, sem a sua etapa de amplificação de áudio. Neste site de artigos científicos, mostra um pouco da História e da teoria: http://www.artigocientifico.com.br/uploads/artc_1268309766_21.pdf


Segue link de um fórum de discussão sobre projetos de receptores super regenerativos:
 http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-referente-projeto/1150220

9 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog e por referenciar o circuito do Walkie-talkie da Revista Nova eletronica n. 47, do ano de 1981.
    Sou o professor Francisco Fambrini, da Unisal de Campinas, da Universidade Anhanguera de Santa Bárbara do Oeste, da FAEX (faculdade de Extrema) e da FESB (Bragança Paulista) e sou o autor do artigo anonimo citado por voce em:
    http://www.artigocientifico.com.br/uploads/artc_1268309766_21.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professor. Tentei fazer este do seu artigo mas não obtive sucesso.

      Vou tentar este aqui:
      http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAGt_AynKoHMh7JVI1d5JFRrxn6ZMBxy1ro1RbYJPQNfW379aguvq80FzNUGtlE6aSfrq3BKv66gru68fqe7QTLsAm1T1UOzNncThG4QGXNGHxJGQAf4Hn3n6.jpg

      https://www.youtube.com/watch?v=SRrD-A40q-Q

      Excluir
  2. Sou meio leigo no assunto, o auto falante no caso de configurar como transmissor funcionaria como mic?
    agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  3. OLA A TODOS...ALGUÉM PARA TIRAR DÚVIDAS VIA WHATZAPP ? DDD.24 99823-0669 REGINALDO ...OBRIGADO

    ResponderExcluir
  4. TENHO MONTADOS E VENDIDO MUITOS RECEPTORES PARA BANDA DE ESCUTA AVIAÇÃO... MAIS DE PX NÃO TENTEI ..

    ResponderExcluir